A robótica como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de ciências no 8° ano do ensino fundamental

Viviane Barbosa da Silva

Resumo


O relato intitulado “A robótica como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de ciências no 8° ano do ensino fundamental” foi um trabalho produzido por professor da Rede Municipal de Ensino do Recife, para o Seminário de Estudos em Novas Tecnologias da Educação – SEMENTEC, da Rede Municipal de Ensino do Recife. Este foi um resultado de mais uma ação da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação, em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Inovação.

Palavras-chave


Sementec; tecnologia; educação

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996.

_______, Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC SEF, 1998.

FERRARI, Mario; FERRARI, Giulio; HEMPEL, Ralph. Building Robots With Lego Mindstorms. Syngress Publishing, 2002, Pages 279-310.

LIMA, K. E.C.; VASCONCELOS, S. D. Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.52, p. 397-412, jul./set. 2006.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: UnB, 1999.

Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

Porvir. Disponível em: Acesso em: 03 de agosto de 2017.




------------------------------------------------------
Prefeitura do Recife
Secretaria de Educação
Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação

LOGRADOURO
Rua Oliveira Lima, 824 - Boa Vista
CEP 50.050-410
Recife - Pernambuco - Brasil