Estudo de intervenção na escola Liceu de Artes e Ofícios com o objetivo de incentivo às aulas práticas de biologia

Miller da Costa Lima Batista e Silva, Mariza Lins Ghersman Spósito de Lima

Resumo


O seguinte estudo foi realizado na Escola Liceu de Artes e Ofícios, teve como principal objetivo acompanhar e auxiliar o professor regente nas aulas de Biologia do ensino médio e, realizar um projeto de intervenção, cujo tema foi, Incentivo as aulas Práticas de Biologia. Podendo assim, estimular a curiosidade científica dos alunos; desenvolver a capacidade de resolver problemas vivenciados em sala, através da prática e manipulação dos materiais e equipamentos. Pretendeu-se demonstrar a importância do uso de laboratório nas aulas de Biologia, como suporte a aprendizagem mais significativa, contribuindo assim, com o trabalho dos professores desta área de conhecimento. Com o objetivo de fazer parte da formação do aluno estagiário do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da disciplina de Estágio Curricular No Ensino de Biologia III, mostrando toda realidade enfrentada, bem como as condições de trabalho de um professor de escola pública, o seu funcionamento, e o cumprimento de seus deveres.

Palavras-chave


Escola; Prática pedagógica; Regência

Texto completo:

PDF

Referências


ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Disponível em Acesso em: 25 de maio de 2014.

BAPTISTA, L. V.; AZEVEDO, R. B.; GOLDSCHMIDT, A. I. Tríade basilar: uso das estratégias, a inclusão da história e filosofia da biologia e a confecção de material didático. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 12, n. 23, 2016.

FILHO, A.P.O. Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes. 2010. Disponível em: Acesso em: 18 maio 2017.

LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em Acesso em: 25 de maio de 2014.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2007. Projeto Político pedagógico (PPP) da Escola Liceu de Artes e Ofícios. Edição de 2014.




------------------------------------------------------
Prefeitura do Recife
Secretaria de Educação
Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação

LOGRADOURO
Rua Oliveira Lima, 824 - Boa Vista
CEP 50.050-410
Recife - Pernambuco - Brasil