Jogos e matemática: uma forma de unir conceitos ao lúdico

Ronald Santana, Jeremias Lima, Altair Wanderley

Resumo


O artigo intitulado “Jogos e matemática: uma forma de unir conceitos ao lúdico” foi um trabalho produzido por estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife, orientado por Professor, também da Rede, para a 1ª Mostra Científica da Rede Municipal de Ensino do Recife, que ocorreu no dia 26 de outubro de 2013, no então Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro Madalena, Recife. Na ocasião foram apresentados 32 trabalhos selecionados por uma equipe técnica da Rede, apresentados por 108 estudantes e 31 professores orientadores. Este foi um resultado de um projeto aprovado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), considerado um marco importante para professores da Rede.

Palavras-chave


Mostra científica; tecnologia; educação

Texto completo:

PDF

Referências


D‘AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília. 1989. p.15-19.

MORATORI, P. B. Por que Utilizar Jogos Educativos no Processo de EnsinoAprendizagem? Trabalho de conclusão da disciplina Introdução à Informática na Educação. Rio de Janeiro. UFRJ: 2003.

SILVA, M. J. C.; SCARPA, R. C. O. Ensino da matemática e a utilização de materiais concretos pra a sua aprendizagem. Disponível em: http://ww4.unianhanguera. edu.br/programasinst/Revistas/revistas2007/ anuário/O_ensino_da_matematica.pdf. Acessado em 27.11.2008.

SILVA, R. S. Jogo distância em batalha: investigação do processo contextualizado de aprendizagem matemática á luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Dissertação. UFRPE, Recife: 2010.




------------------------------------------------------
Prefeitura do Recife
Secretaria de Educação
Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação

LOGRADOURO
Rua Oliveira Lima, 824 - Boa Vista
CEP 50.050-410
Recife - Pernambuco - Brasil