UNIREC – unidade virtual de cursos a distância: uma política de acesso ao conhecimento

Rinaldo da Silva Neres, Jeane Marta Guedes Aguiar, Irenice Bezerra da Silva

Resumo


A UNIREC é uma unidade virtual de cursos a distância da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife. Desde o início de 2015, a UNIREC vem assumindo uma postura de melhoria contínua, por meio da Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação SETE em parceria com órgãos da Prefeitura do Recife e instituições públicas. Com o objetivo de descrever a importância da implantação do curso piloto na Plataforma UNIREC é que relataremos as experiências vivenciadas. O Curso de Tecnologia na Educação para os gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino do Recife RMER foi oferecido como projeto piloto entre os meses de janeiro e dezembro de 2015. No segundo semestre, foi implementado mais 6 cursos atendendo professores e estudantes da RMER. O Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA escolhido foi o Moodle numa versão personalizada pela equipe de suporte técnico da SETE para hospedar instrumentos que podem favorecer aos participantes uma aprendizagem mais dinâmica, interativa, colaborativa, uma vez que amplia as possibilidades de comunicação, construção e socialização do conhecimento. Em dezembro de 2015, esta plataforma registra 931 participantes, fortalecendo, assim, a ampliação desta modalidade de ensino para anos vindouros.

Palavras-chave


Formação a Distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Interativa

Texto completo:

PDF

Referências


Alves, L. Nova, C. (2003). Educação a Distância: Uma Nova Concepção de Aprendizagem e Interatividade. São Paulo, Futura.

Alves, J.R.M. A história da EaD no Brasil. In: Litto, F.; Formiga, M. (Org.). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009, p. 913.

Faria, M; Silva, R. EAD: O Professor e a Inovação Tecnológica-Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, Dez. 2007.

MEC, Brasil (1998). Decreto nº 24941998 REGULAMENTA O ART. 80 DA LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, Ministério da Educação.

MEC, Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9394, de dezembro de 1996. Brasília: Ministério da Educação.




------------------------------------------------------
Prefeitura do Recife
Secretaria de Educação
Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação

LOGRADOURO
Rua Oliveira Lima, 824 - Boa Vista
CEP 50.050-410
Recife - Pernambuco - Brasil