O uso de vídeos do TV Escola pelos professores de matemática da Rede Municipal de Ensino do Recife: uma perspectiva instrumental do trabalho didático

Gutemberg dos Santos Cavalcanti, Paula Moreira Baltar Bellemain

Resumo


O observou e considerou a utilização do professor de Matemática da Rede Municipal de Ensino do Recife, dos vídeos de Matemática do TV Escola. Levando em consideração às informações da Unidade de Tecnologia que apresenta estatística e observou que, desde 2001 a 2010, nenhum vídeo de Matemática foi solicitado por estes profissionais. Nossa intenção foi a de descrever se os professores tinham acesso aos vídeos do TV Escola por outras mídias. Realizamos pesquisas organizadas mediante aos resultados dos dados apresentados pela Videoteca. A fundamentação teórica da baseou-se essencialmente na Teoria da Gênese Instrumental desenvolvida por Pierre Rabardel (1995) em conjunto com os estudos de Moran (1995), de Ferrés (1996) e de Sancho (1998). Em consonância com esses teóricos, para que se possa evidenciar o uso tecnológico de qualquer artefato é preciso que o professor o tenha incorporado didaticamente aos processos pedagógicos, posicionando-se epistemologicamente frente às possibilidades e às limitações inerentes aos artefatos e esquemas de utilização individual. Na gênese instrumental distinguem-se estratégias de uso individual das coletivas, uma vez que os esquemas de utilização coletivos incidem diretamente pedagógico. A pesquisa de abordagem qualitativa iniciou-se como um de estudo de caso etnográfico e ampliou-se numa pesquisa-ação. O método contemplou questionários, entrevistas, observações de aulas e sessões de trabalho coletivo entre os dois sujeitos da pesquisa. Foram analisados os impedimentos e as limitações que se impõem na prática dos professores de Matemática e que geram entraves aos processos de instrumentação e instrumentalização para o uso do vídeo em sala de aula. Observou-se que o uso tecnológico segundo os autores, apenas dar-se-á quando didaticamente compreendido pelo sujeito, o que neste estudo não se evidenciou.

Palavras-chave


Didática da Matemática; Educação Matemática; Tecnologia na Educação; TV Escola; Gênese Instrumental

Texto completo:

PDF


------------------------------------------------------
Prefeitura do Recife
Secretaria de Educação
Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação

LOGRADOURO
Rua Oliveira Lima, 824 - Boa Vista
CEP 50.050-410
Recife - Pernambuco - Brasil