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Foco e Escopo
A Revista Rede de Aprendizagens é um periódico de divulgação de trabalhos científicos, de relatos de experiências, vivenciados no campo da educação, e de resumos de teses, dissertações e monografias já concluídas e publicados.
A Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação, por meio da Secretaria de Educação do Recife, tem por missão divulgar o conhecimento produzido pela comunidade detentora do saber, em especial na área de Educação.
A revista objetiva publicar artigos originais e inéditos, elaborados no idioma Português, Inglês ou Espanhol , na grande área Educação e outras áreas afins.
Políticas de Seção
ARTIGO CIENTÍFICO
Serão aceitos artigos inéditos de qualquer área do conhecimento que contribua com informações verdadeiras para a sociedade.
Editores- Sérgio Abranches
- Fábio Araujo
- Luiz Costa Filho
- Luiz Vital Cunha
- Eduardo Maia Lins
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Serão aceitos relatos de experiência na grande área da Educação. Podem relatos da prática pedagógica, experimentação em laboratórios, vivência, dentre outras atividades em espaços educacionais.
Editores- Luiz Costa Filho
- Luiz Vital Cunha
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
RESUMO - ACERVO
Serão aceitos resumos de teses, dissertações e monografias de cursos de especialização, aperfeiçoamento e de conclusão de cursos do ensino superior.
Editores- Luiz Vital Cunha
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Inicialmente, num primeiro momento, todos os artigos científicos, relatos de experiência e resumos serão submetidos para uma pré-seleção. Aqueles que não se enquadrarem na política de publicação da Revista ou, ainda, não tragam contribuição científica ou relato de experiência relevantes, serão recusados pela Equipe Editorial.
Em relação aos resumos de teses, de dissertações e de monografias, além de estarem enquadrados na Política de Publicação da Revista, devem estar publicados em seus respectivos programas de origem. Portanto, não serão aceitos resumos de teses, dissertações e monografias que ainda não foram concluídos.
O artigo científico (ou do relato de experiência) pré-selecionado poderá ser devolvido ao(s) autor(es) para reformulação, antes de serem encaminhados para uma análise mais aprofundada por parte de dois Consultores e Revisores de Idiomas. Os resumos serão aceitos sem essa prerrogativa.
Com o auxílio dos pareceres e sugestões de Consultores sobre a primeira versão do artigo científico (ou do relato de experiência), a Equipe Editorial poderá recusar o artigo, ou o relato, ou solicitar ao(s) autor(es) uma segunda versão que, novamente será avaliada, tanto pelos Consultores como pela Equipe Editorial da Revista.
Em sua segunda versão o artigo científico (ou do relato de experiência) poderá ser recusado, aprovado ou devolvido ao(s) autor(es) para uma terceira versão.
Salienta-se que, independente dos pareceres dos Consultores, cabe à equipe Editorial, em qualquer etapa de análise (pré-seleção e seleção - 1ª, 2ª e 3ª versão) a decisão final sobre a aprovação do artigo (ou do relato de experiência) e o direito de sugerir ou solicitar modificações no texto, julgadas necessárias.
A princípio, as sugestões dos Consultores e da Equipe Editorial ao texto do artigo científico (ou do relato de experiência) deverão ser incorporadas pelo(s) autor(es); entretanto, o(s) mesmo(s) tem(êm) o direito de não acatá-las mediante justificativa expressa, que será analisada pelo(s) Consultor(es) e pela Equipe Editorial. Cabe à equipe Editorial decidir sobre a aceitação ou não da justificativa.
No caso de aprovação o artigo científico (ou do relato de experiência) será encaminhado para Revisão de Idiomas e, antes de sua diagramação, se necessário, serão solicitadas ao autor correspondente informações complementares.
Posteriormente, o artigo (ou do relato de experiência) lhe é enviado na forma de documento pdf, para revisão final, o qual comunicará à Equipe Editorial sobre eventuais correções e alterações.
Após as incorporações, pela equipe de editoração, das correções solicitadas, o documento é enviado à equipe gráfica para serviço de edição.
A partir desse ponto, os arquivos em formato pdf são disponibilizados no Portal da revista.
Após publicação, quaisquer erros encontrados por parte de autores ou leitores, quando comunicados à equipe Editorial, serão corrigidos através de errata no próximo número da Revista.
O(s) autor(es) poderão fazer um acompanhamento do processo de análise do artigo (ou do relato de experiência) através da página da Revista (http://http://rededeaprendizagens.recife.pe.gov.br/), verificando sua situação atual, isto é, se encontra na fase de pré-seleção com o Consultor ou com o(s) autor(es) ou, ainda, na fase de seleção (versão 1, 2 ou 3), com os consultores, autor(es), Equipe Editorial, ou em diagramação (Layout).
Sugere-se ao(s) autor(es) que, antes de submeter(em) seu(s) artigo(s) (ou do(s) relato(s) de experiência), faça(am) uma pré-avaliação dos mesmos, observando os itens constantes nos formulários de pareceres dos Consultores sobre pré-seleção e seleção de artigos, disponibilizados no portal da revista.
Os assuntos, dados e conceitos emitidos nesta Revista, são de exclusiva responsabilidade dos autores. A eventual citação de produtos e marcas comerciais não significa recomendação de utilização por parte da Revista.
A reprodução dos artigos (ou de outro(s) relato(s) de experiência) publicados é permitida, desde que seja citada a fonte.
Os prazos máximos de devolução de artigos corrigidos por parte do(s) autor(es) são de sessenta dias para a 1ª versão e de trinta dias para as 2a e 3a versão a contar da data da correspondência encaminhada ao(s) autor(es) pelo Editor.
Periodicidade
A Revista Rede de Aprendizagens tem sua periodicidade semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A Revista Rede de Aprendizagens aceita para publicação artigos no idioma português, espanhol e inglês.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
A Revista
Idealizada em 2011, a Revista Rede de Aprendizagens procura difundir à produção científica de professores educadores, em primeiro lugar. Sendo um veículo de divulgação que busca fazer uma ponte entre a Rede Municipal de Ensino com a sociedade, a política do projeto editorial focaliza a multidisciplinaridade e a tecnologia.
A Revista está dividida em três seções. A seção Acervo Bibliográfico divulga os resumos de monografias, dissertações e teses de professores a partir da publicação dos respectivos resumos, com as respectivas palavras-chave.
A seção Artigo Científico, que é o principal propósito da revista, aborda trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos educadores da Rede Municipal de Ensino e de outras instituições.
Na seção Relato de Experiência são abordadas vivências pedagógicas no âmbito educacional.
Uma preocupação constante da Revista Rede de Aprendizagens é motivar educadores, a partir da socialização de artigos, experiências profissionais e trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), de modo mostrar o trabalho de qualidade desenvolvidos por educadores, pesquisadores que atuam na educação.
O Conselho Editorial é responsável pela escolha dos artigos, relatos de experiências e resumos que serão publicados, que podem ser encomendados de acordo com os critérios e políticas da Revista.
A Revista Rede de Aprendizagens, publicação bimestral, da Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação (SETE/SE/Recife), disponível online de forma livre.
Os artigo da Revista Rede de Aprendizagens,são publicados no idioma português, espanhol ou inglês.